domingo, 24 de agosto de 2014

Estudo 29 - Batistas Reformados - Graça Irresistível e Chamada Eficaz - Parte IV* - Manoel Coelho Jr.



Baixe o Mp3 clicando aqui.

Acesse os vídeos anteriores clicando aqui. 

Acesse o texto base destes estudos clicando aqui. 

1 – Chamada externa:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” Mc 16: 15,16.

Cristo deu a Igreja a tarefa de proclamar o seu Evangelho a todos os homens conclamando-os ao arrependimento e a fé. Consequentemente à medida que o Evangelho é anunciado o próprio Deus está chamando os homens a crerem em seu Filho. Deus é sincero neste chamado, pois trata a cada homem e mulher como seres responsáveis. Assim Ele já o tem feito ao dar-lhes sua Revelação na Criação e na consciência (Rm 1,2). Agora Ele o faz de forma mais clara na Pregação do Evangelho. 
Diante deste fato pensemos nas seguintes questões:

A - Se Deus leva a sério sua própria Palavra ordenando que seja espalhada a todos os homens não é loucura tratarmos seu Evangelho com desatenção e descaso?

B – O que temos feito com a pregação fiel que ouvimos e com a Bíblia que temos nas mãos? Temos tratado estas oportunidades de forma responsável, levando em conta que é a própria Palavra de Deus revelada a nós?  

C – Se Deus nos leva a sério tratando-nos como seres responsáveis, não é loucura tratarmos a nossa própria alma com descaso e leviandade?

O fato é que os homens olham para a Criação e não adoram o Criador, mas a criatura; tem a Lei de Deus na consciência, e a menosprezam; ouvem o Evangelho, e dão pouca ou nenhuma importância. Se este é o nosso caso, não estaremos agindo com responsabilidade e não teremos desculpas no Dia do Juízo, pois Deus nos dirá que fomos informados, que sabíamos, mas mesmo assim não o ouvimos. Por isso se diz: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;” Rm 1:20 e “Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.” Rm 1:32. 

2 – A chamada interna.

O que faz a diferença entre os que recebem a mensagem do Evangelho? Por que uns creem e outros não? Vemos a resposta neste texto:

No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido. Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso.” At 16: 13-15.

O que diferenciou Lídia das demais mulheres? É que no caso de Lídia “o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia”. Aqui aconteceu o que chamamos de “Chamada Interna”. Ocorre quando Deus por seu Espírito abre o entendimento dos homens para que compreendam e vejam a Verdade do Evangelho.

Por isso Cristo diz assim:

Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” Jo 10:1-5.

As ovelhas sabem que Cristo é o seu Pastor, e também sabem quando se trata de um estranho. Isso nos fala da consciência da Verdade.

Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.” Jo 10:16.  

As que ouvem são Dele, de seu rebanho. São os eleitos.

Rodearam-no, pois, os judeus e o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-o francamente. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito. Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.” Jo 10:24-29.

Os que não são suas ovelhas não ouvem porque não creem que Ele é o Cristo, nem diante das maiores evidências. Mas as suas ovelhas ouvem, pois compreendem que de fato Ele é o Cristo enviado pelo Pai. E tudo isso ocorre porque o próprio Deus as chama internamente. Lembre o que Cristo disse a Pedro: “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.” Mt 16:17.

3 – Aplicações:

A – O Chamado externo mostra que somos responsáveis. Então que ajamos responsavelmente buscando ao Senhor. Que leiamos sua Palavra com toda atenção e meditação. Que ouçamos cada pregação anelando que o Senhor fale conosco, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas são de fato, assim (At 17: 11). Não haverá desculpa se negligenciarmos este nosso dever.

B – O Chamado interno mostra que só ouviremos se Deus operar em nós com sua Graça Irresistível. Então supliquemos que Ele nos conceda entendimento. Que clamemos: “Oh Senhor não permita que meu coração me engane. Sim, pois ele é enganoso e corrupto (Jr 17:9). Que tua graça me ilumine e que faças em mim o que fizeste em Lídia, Oh Senhor. Que abras o meu coração, abras meu entendimento. Senhor que a tua Palavra na pregação seja pão para mim, seja luz, seja água, seja vida, seja de fato para mim a tua Palavra. Oh Senhor fala ao meu coração. Que não seja apenas um Chamado externo, mas também o interno. Que a tua Graça opere em mim. Amém!”.

Amigo, saiba que Naquele Grande Dia você responderá pelo que tem ouvido. Saiba também que só Deus pode lhe salvar, somente Ele pode abrir seu entendimento e coração. Então vá a Ele e clame por sua Graça. E que o Senhor lhe seja gracioso. Amém! 

*Estudo da EBD de 24 de agosto de 2014, na Congregação Batista Reformada em Belém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário